Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Melasmas

Apesar de hoje em dia maioria dos homens estarem mais vaidosos, se preocupando com a estética, ainda são as mulheres lideres de audiência, isso porque realmente elas sofrem mais que os homens com o efeito do tempo e não são apenas as rugas e linhas de expressão, são diversos os fatores que contribuem para que as mulheres optem por tratamentos estéticos, um dos problemas que mais ocorre em mulheres é o melasma um distúrbio que causa o aumento da produção de melanina na pele, pode ocorre em homens, porém é mais comum em mulheres por diversos fatores como a gravidez, neste caso é chamada de cloasma, outro fator que influencia o surgimento do melasma são as características genéticas, ou seja, ele pode ser hereditário.



Veja os principais fatores que causam o melasma;

O uso de anticoncepcionais, alterações hormonais, gravidez, exposição excessiva ao sol, entre outros.
As características do melasma é a cor acastanhada, são manchas de limites mal definidos, simétricas e que geralmente surgem nas bochechas, testa, queixo, bulso e em alguns casos no antebraço. Existe tratamento que varia de acordo com cada diagnóstico as pessoas que desenvolvem por fator genético, por exemplo, devem optar por um tratamento contínuo, de forma que não agrida a pele. Porque os tratamentos são feitos a base de ácidos com o azelaico, além dos tratamentos com despigmentadores tópicos, tratamentos a laser e o peeling facial a base de ácido glicólico e alfa hidroxiacidos, maecaras de produtos naturais como argila, entre outros, porém cada tratamento requer o acompanhamento dermatológico e, além disso, cada tratamento é indicado para um tipo de caso como dissemos acima, existe pessoas que desenvolvem o melasma por fatores genéticos, outra é por exposição solar entre outros.





Para prevenir é simples, não deixe de utilizar o filtro solar todos os dias, o fator mínimo é o quinze para peles mais morenas e negras, já para pele branca é indicado o fator trinta e ainda opte pelos produtos de maquiagem como base e cremes hidratantes também com filtro solar, desta forma sua pele manterá saudável e equilibrada a produção de melanina, evitando que as manchas surjam.



Medidas Complementares:

Os métodos mais empregados são microdermabrasão e os peelings químicos superficiais. Utilizam-se como coadjuvantes no tratamento do melasma. Todo o cuidado deve ser revisto no sentido de prevenir qualquer complicação mais comum, como a hipercromia pós-inflamatória. Quanto aos peelings químicos, devem ser usados sempre os superficiais e com cautela, devido ao menor risco de complicação. Portanto, melasma não apresenta cura, mas com esses tratamentos se têm um excelente controle, o que leva a um grande ganho na qualidade de vida.




Para amenizar o problema naqueles momentos em que você precisa disfarçar as manchas maiores e mais aparentes, existem no mercado várias bases de alta qualidade e que disfarçam quase por completo o problema, uma que indico muito são as bases que já falei aqui a TimeWise Mary Kay, ótimas de alta cobertura que deixam a pele com aspecto natural!






Outra dica é cuidado com os produtos de beleza que possam conter álcool, eles aumentam muito a chance nas manchas na pele, quando entram em contato com o sol ou até mesmo com luzes fortes de shoppings e lugares de grande iluminação! Por isso fique atenta e cuide bem da sua pele....

bjo bjo bjo :))

Nenhum comentário:

Postar um comentário